Xanxerê registra mais de 300 milímetros de chuva no mês de junho

O mês de junho foi de muita chuva na região Oeste. No município de Xanxerê, a Secretaria de Agricultura registrou recorde de chuvas no mês de junho. Foram 367 milímetros, contra apenas 69,2 registrados em 2010.

De acordo com o secretário de Agricultura, Valdir Zembruski, somente no dia 22 de junho o município registro um volume de chuva de 143,8mm. “Esta é uma média histórica para o nosso município, pois nos nossos registros, dos últimos 30 anos, o acumulado era de 140mm”, disse o secretário.

Segundo ele, a quantidade de chuva que caiu no município prejudicou, principalmente a cultura de trigo, recém semeada, bem como a pastagem do gado leiteiro, o que fez com que a produção de leite, por conta do excesso de chuva, fosse prejudicada, o que acabou ocasionando perdas aos produtores de leite do município.

A erosão também foi grande em muitas lavouras. A malha viária também foi prejudicada. “Tivemos problemas em estradas, bueiros, pontilhões, além de desmoronamento de terras e danos na malha viária como um todo”, ressaltou Zembruski.

De acordo com informações da Epagri/Ciram, a previsão para os meses de julho e agosto é de chuvas entre a média e abaixo da média no estado. Os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste.

A chuva, segundo a Epagri/Ciram é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, com ventos fortes em altos níveis da atmosfera e sistemas de baixa pressão nos níveis baixos, médios e altos da atmosfera.

 

Assessoria de Imprensa