Xanxerê realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, está sendo realizada nesta quinta-feira (30) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. A Conferência irá eleger ainda os delegados para participar da VIII Conferência Estadual de Assistência Social.

A secretária do Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, ressalta que o tema debatido na Conferência é “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. Segundo ela, LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), nº 8.742/93 é um marco no reconhecimento de direitos no Brasil. “A partir dela, finalmente a assistência social foi reconhecida como política pública, e não mais como assistencialismo. Os usuários têm esse direito e depende muito da nossa ação para que isso se torne um direito dos mesmos”, enalteceu Neusa.

Ela reforça ainda que muito do que já se conquistou hoje na Assistência Social foi graças as Conferências municipais, estaduais e federais. “Cabe a nós fazer com que o SUAS saia do papel, e é por isso que precisamos capacitar os trabalhadores da Assistência Social para avançarmos nos nossos serviços e atendimentos”, reforçou a secretária.

O vice-prefeito de Xanxerê, Leandro Junior Vigo, disse que Xanxerê vem se consolidando como cidade referência no atendimento social. “Sabemos que temos muito a melhorar, a fazer, mas graças ao empenho da secretária Neusa e de toda sua equipe, estamos avançando cada dia mais. Esperamos que hoje, durante os debates, possam surgir novas ideais e críticas para que se melhore ainda mais a qualidade de nosso serviço”, finalizou Vigo.

 

 

Assessoria de Imprensa