Prefeitura de Xanxerê realiza Conferência Municipal do Meio Ambiente

Objetivando esclarecer as dúvidas da população e entidades sobre o meio ambiente, leis, normativas e fiscalizações, a Secretaria de Políticas Ambientais da Prefeitura de Xanxerê realizou nesta quinta-feira a Conferência Municipal do Meio Ambiente.

De acordo com o diretor da Secretaria de Políticas Ambientais, Gilso Cherobin, o município de Xanxerê está sendo referência para o país com a implantação de projetos ligados ao meio ambiente e tendo reconhecimento pelo trabalho realizado, como, por exemplo, a implantação do projeto das sacolas retornáveis, campanha do Reuse e separação do lixo.

“Queremos, através da Conferência, orientar a população sobre as leis ambientais vigentes e a forma que podemos agir para proteger o meio ambiente”, destacou Cherobin.

O diretor destacou que o município de Xanxerê é o único da região Oeste que está realizando o licenciamento ambiental das atividades de impactos. “Isso é de extrema importância, pois não precisamos nos deslocar até a FATMA para licenciar boa parte das atividades. Além da agilidade, os recursos oriundos das taxas ficam no município, o que acaba sendo revertido em prol da população”, enalteceu Cherobin.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi ressaltou que eventos como esse são muito importantes para o município, mostrando que Xanxerê está pensando longe na questão ambiental. “Precisamos pensar na coletividade, e não na minoria. Temos que ser responsáveis e contribuir com a qualidade de vida de nosso município”, finalizou Bortoluzzi.

A Conferência do Meio Ambiente teve a explanação da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais; da FATMA (Fundação do Meio Ambiente); Polícia Militar Ambiental de Chapecó; Ministério Público; e C.D.A. (Centro de Divulgação Ambiental), do município de Itá.