Dez ex-fumantes recebem certificado da Secretaria Municipal de Saúde

Foram entregues na noite desta terça-feira (31) os certificados a um grupo de ex-fumantes no município de Xanxerê. A solenidade, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, foi para marcar o Dia Mundial sem Tabaco.

O Grupo de Controle e Combate ao Tabagismo RESPIRE VIDA concedeu a entrega de certificados a dez ex-fumantes que participaram durante um ano do grupo com o intuito de parar de fumar.

De acordo com a coordenadora do Grupo RESPIRE VIDA, enfermeira Luciana Raquel Ribeiro, destacou que é preciso muita força de vontade para poder largar o vício do cigarro. Segundo ela, para realizar a entrega de certificados foi preciso unir três grupos, uma vez que muitos iniciam as sessões, mas poucos conseguem abandonar o vício e persistir na vontade de realmente parar de fumar.

Em 06 de dezembro de 2010 o prefeito de Xanxerê Bruno Linhares Bortoluzzi sancionou a Lei Municipal Antitabagismo nº 3266/2010, de autoria do vereador Paulo Boita. Segundo o vereador, a lei não veio para punir ninguém, e sim para respeitar a individualidade de cada pessoa e para despertar a necessidade de mudança na sociedade quanto ao fumo.

SEMPRE É TEMPO DE PARAR

O prefeito disse que nunca é tarde para tentar parar de fumar. Parabenizou aos ex-fumantes destacando que os mesmos alcançaram uma nova vida. “É uma alegria muito grande poder proporcionar esta vitória a quem é de direito. Quero parabenizar a todos que venceram e dizer que persistam na luta, que nunca caiam em tentação novamente, pois vocês conquistaram uma nova vida”, enalteceu Bortoluzzi.

Para finalizar, o prefeito disse que não existe nada melhor que passar a mão no rosto e não sentir o cheiro de nicotina, que é apenas um dano aparente, “já que o malefício maior está dentro de nós, é incalculável e acaba com a vida das pessoas”. Bruno Linhares Bortoluzzi parabenizou a Secretaria de Saúde pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol da qualidade de vida da população xanxerense.