Secretaria de Agricultura reúne Conselho Municipal Agropecuário

O Conselho Municipal Agropecuário de Xanxerê se reuniu na tarde desta quarta-feira (30), pela primeira vez no ano de 2011. O Conselho se reúne a cada três meses para debater os projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria e para tratar dos projetos que serão implantados em 2011.

De acordo com o secretário de Agricultura Valdir Zembruski, foram discutidos os trabalhos que já estão sendo executados junto aos agricultores na colheita da silagem, abertura e melhoria do silo trincheiro, cursos de formação em produção em silagem, “tendo uma avaliação pelos conselheiros dos trabalhos até agora executados pela secretaria como positivos”, destacou Zembruski.

PROGRAMAS

Além disso, o conselho debateu os novos projetos que serão implantados a partir de abril pela secretaria de Agricultura. O Programa Pomar Doméstico vai beneficiar 150 famílias da Agricultura Familiar com volume aproximado de 3000 mudas frutíferas e com um incentivo de 50% do preço das mudas.

O Programa Porteira Adentro objetiva melhorar a infraestrutura dos pátios, sala de ordenha, aviários, pocilgas, “mas com prioridade para atividade leiteira, tendo em vista que o inverno está se aproximando”, destacou o secretário. Segundo ele, a estrutura será disponibilizada pela prefeitura, dentro das normas da Lei de Incentivo.

Já o Programa de Ampliação das Áreas Agricultáveis deve beneficiar os agricultores com 10 horas de trator esteira para a ampliação do plantio, com o objetivo de atender 50 famílias com 500 horas/máquinas.

O secretário Valdir Zembruski enfatizou que a finalidade principal é atender as áreas mais acidentadas do município e a prioridade são para as áreas que ainda não foram contempladas em outros anos. As inscrições poderão ser feitas de 01 de abril a 30 de maio.

MELHORAMENTO DE PASTAGENS

Através de recursos do Ministério da Agricultura, a prefeitura de Xanxerê já está incentivando o Programa de Melhoramento de Pastagem. O agricultor terá disponível até 240 quilos de sementes de pastagem de verão, com um prazo de seis meses para devolução e com incentivo de 10%.

De acordo com Zembruski, o programa irá beneficiar os produtores deverão economizar cerca de 30% com o novo programa, já que serão beneficiados com a redução nos valores das sementes, já que as mesmas serão compradas em grande quantidade, e com os 10% de desconto para o pagamento dentro do prazo. O programa aguarda a liberação dos recursos junto ao Ministério da Agricultura.