Prefeitura de Xanxerê capacita produtores de leite em parceria com Senar

A Prefeitura de Xanxerê, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promoveu um curso de capacitação para produtores de leite no manejo e produção de pastagens. O curso foi realizado na comunidade de Aterro Alto, com produtores da comunidade e comunidades vizinhas.

De acordo com o secretário de Agricultura de Xanxerê, Valdir Zembruski, o objetivo é melhorar a qualidade das pastagens junto à propriedade com diversas alternativas apresentadas aos produtores, bem como mostrar alternativas economicamente rentáveis, com as mais diversas variedades de pastagens disponíveis no momento.

O curso foi ministrado pelo Senar, o qual busca reduzir custos de produção, fazendo com que a propriedade possa ser mais competitiva, agregando mais renda na atividade leiteira.

Como o Senar gosta de trabalhar com turmas pequenas, este curso possibilitou que 16 produtores pudessem estar buscando aperfeiçoamento de forma gratuita. Na sua totalidade, os participantes são agricultores familiares que possuem pequenas propriedades e que, de acordo com Zembruski, devem otimizá-los ao máximo para que possam obter bons resultados. “Este é um dos primeiros cursos do ano, mas ao longo de 2011 teremos capacitação na linha de produção, manipulação de alimentos e também na área de informática básica no Distrito de Cambuinzal, que deve acontecer nos próximos dias”, finalizou o secretário.