Secretaria de Saúde ressalta cuidados com o isolamento social para pacientes com coronavírus

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (19) a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê destacou que a maior preocupação está nas pessoas que ligam para a Sala de Situação, através do 0800 534 1635, relatando sintomas do coronavírus e informando sintomas graves, mas não atenderam o retorno da secretaria e não compareceram para realizar o exame, o qual é obrigatório.

Além disso, ao buscar o endereço fornecido pela pessoa, a secretaria também não pode averiguar. Segundo a secretária de Saúde Irene Goralski, alguns pacientes, inclusive, em isolamento por serem considerados suspeitos ou confirmados da doença, não têm respeitados as regras de isolamento, colocando a própria vida e a dos familiares e amigos em risco. “No decorrer desta semana registramos casos graves, onde as pessoas não fizeram o exame para constatar se estavam com coronavírus, apesar dos claros sintomas da doença, e relataram que não obedeceriam isolamento de 14 dias. Neste caso a Polícia Militar foi acionada e tem atuado junto com a Vigilância Sanitária para evitar este tipo de situação”.

Ainda segundo a secretária, a população tem questionado sobre a aplicação da medicação cloroquina nos pacientes internados. “A aplicação ou não deste medicamento está sob a responsabilidade dos médicos. Pedimos mais uma vez que a população tenha consciência e quando for detectado algum sintoma, ligue para 0800 534 1635 e siga todas as orientações, passando o endereço e um número de telefone correto para que a secretaria possa monitorar diariamente o caso”.

O decreto nº 116/2020 determina que os pacientes suspeitos que realizam a coleta para a COVID-19 e os pacientes que já têm a confirmação do exame positivo para a COVID-19 deverão cumprir as orientações e determinações constantes do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido proposto pela Secretaria Municipal de Saúde. O descumprimento implicará no pagamento de multa no valor de R$ 1.854,00, sendo considerada infração de natureza sanitária.

RESTRIÇÃO DE CIRCULAÇÃO

Durante a coletiva desta sexta-feira foi destacado o decreto 143/2020, o qual revoga dispositivos que tratam da restrição de circulação noturna de pessoas e do horário de funcionamento de estabelecimentos a partir das 22 horas.

A restrição da circulação de crianças e adolescentes menores de 14 anos continua vigente no município. Da mesma forma, o transporte coletivo urbano, intermunicipal e interestadual ainda está suspenso.