Prefeito de Xanxerê fala sobre viagem que fez à Brasília

Durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, divulgou o resultado da viagem que fez à Brasília nesta semana.

O prefeito esteve visitando os deputados federais e os senadores de Santa Catarina. Bortoluzzi participou da posse Cláudio Vignatti como Secretário Executivo do Ministério das Relações Instituições.

Além disso, o prefeito participou da reunião que criou a Frente Parlamentar das Ferrovias, a qual quer debater com a sociedade e com os governos o papel estratégico das ferrovias no desenvolvimento do país. O Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC) foi eleito o presidente da Comissão da Frente Parlamentar das Ferrovias. “O deputado Pedro Uczai nos confirmou que a Ferrovia cruzará Xanxerê e que os recursos para ligar Chapecó a Itajaí já estão assegurados”, destacou Bortoluzzi.

ENCAMINHAMENTOS

Durante a semana, o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, junto com o assessor de Finanças, Valdecir Graebin, estiveram em diversos Ministérios para dar encaminhamento há alguns projetos, bem como para verificar a real situação dos que já foram encaminhados.

No Ministério da Integração o prefeito de Xanxerê verificou a situação da rua Dirceu Giordani, sendo que conseguiu a informação de que o projeto está aguardando autorização. “O Governo Federal não liberou ainda os recursos. Todas as obras do Governo Federal somente serão liberadas a partir do segundo semestre de 2011. Brasília vive um período de muitas mudanças”, acrescentou o prefeito.

O projeto da Biblioteca Itinerante, que está no Ministério da Cultura, também está parado aguardando o pagamento. No Ministério da Agricultura o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi conseguiu R$ 200 mil para pastagem e sementes, dinheiro que deve ser liberado em breve. No Ministério do Desenvolvimento Agrário foi anunciada a liberação de uma retroescavadeira com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para o mês de maio.

O prefeito destacou que não pode enganar a população dizendo que virão recursos para determinadas obras, “pois não há como prometer sem antes termos a confirmação de determinado recurso. Estaríamos enganando os xanxerenses”, disse Bortoluzzi.

SAÚDE

Junto ao Ministério da Saúde, o prefeito fez o pedido para a liberação de R$ 1 milhão para a aquisição de equipamentos para o Pronto Atendimento 24 horas, além de R$ 100 mil para custeio por mês. Além disso, houve o pedido de credenciamento do Pronto Atendimento 24 horas de Xanxerê, no Programa UPA 1 (Unidade de Pronto Atendimento). O prefeito destacou de que há grande possibilidade de se obter o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.