Crianças da rede municipal de ensino visitam Museu do Milho

Os alunos da 2ª série da Escola Municipal de Educação Básica João da Cruz e Souza visitaram na tarde desta quinta-feira (17) o Museu do Milho, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.

As visitas ao Museu do Milho podem ser feitas mediante agendamento com a Diretoria de Ações Culturais. A da tarde desta quinta-feira foi a primeira do ano de 2011. de acordo com a diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, é preciso lembrar sempre da importância do Museu e das peças que foram doadas, “pois isso tudo faz parte da memória e da história de nosso município”.

Márcia Galvani integra a equipe de voluntárias do Museu do Milho e recepcionou os alunos durante a visita, repassando a eles a história do município e do Museu, explicando o significado e a função de cada uma das peças que estão no local.

A professora da disciplina de Artes, Liliane de Oliveira, explica que está desenvolvendo o tema “Moradias” em sala de aula. Segundo ela, o objetivo é fazer com que os alunos contextualizem a história da colonização do município através das fotos das moradias de antigamente para saber como eram no passado. “Só falar em sala de aula não resolve, é preciso que eles vejam e assimilem a ideia. A partir desta visita, e ao término do tema em sala de aula, faremos uma maquete com o trabalho que os alunos farão em sala de aula”, destacou.

O MUSEU

O Museu Municipal do Milho foi criado pela lei municipal 3134/2009, em 10 de agosto de 2009 pelo prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi. Após a criação, o Museu foi cadastrado no Sistema Brasileiro de Museus, sendo que Xanxerê fará parte do Livro de Museus Brasileiros de 2011 com o Museu Municipal do Milho.

A Diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, destaca que o município participará da 9ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 22 de maio. “Esta é a primeira vez que Xanxerê estará na programação”, enfatiza Magda.

Segundo ela, com o tema “Museu e Memória”, cada município participa da Semana Nacional de Museus em sua cidade.