Prefeitura de Xanxerê adere ao Programa de Iniciação ao Trabalho

Com o objetivo de oferecer formação humana, cidadã e profissional aos jovens e contribuir com a inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de Xanxerê aderiu ao Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). O programa é voltado a jovens de 14 a 24 anos cursando o ensino fundamental e médio ou que tenham concluído o ensino médio e estudantes oriundos de escolas públicas, em vulnerabilidade social.

O lançamento do programa foi nesta terça-feira (25) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos De Olho no Futuro e contou com a presença do prefeito Oscar Martarello, da secretária de Assistência Social Luciana Contini, representantes das empresas parceiras, Corpo de Bombeiros e profissionais da Assistência Social.

O Programa atua em caráter de proteção social, com metodologias sócio pedagógicas formuladas para atender as necessidades dos jovens e adolescentes, articulando ações práticas e teóricas num ambiente sadio de aprendizagem.  Objetivando a inserção social para o mundo do trabalho com especial atenção voltada à formação de adolescentes e jovens respeitadas a sua peculiar situação de desenvolvimento, estimulando o protagonismo e autonomia.

Os jovens terão uma carga horária de 60 horas, divididas em conteúdos “comportamentais e técnicos”, distribuídas em 20 encontros de formação com duração de 3 horas cada encontro.

O prefeito Oscar Martarello destacou que não se pode culpar os outros, porque todos têm liberdade de escolha. “Tudo que vocês quiserem ser na vida está dentro de vocês. Então, se ao longo da nossa vida aproveitarmos os nossos professores, nossos líderes, as nossas oportunidades, se começarmos a pensar algo de bom, tudo conspira em nosso favor. E que um dia vocês possam se lembrar que alguém um dia olhou por vocês, pensou em proporcionar uma oportunidade de vocês se prepararem, pois o sucesso é atribuído apenas a vocês”.