Xanxerê define diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Cultura

Através da lei 12.343/2010 que institui o Plano Nacional de Cultura e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, os municípios brasileiros precisam enquadrar-se ao Sistema Nacional de Cultura, estabelecendo diretrizes anuais para a cultura local para os próximos dez anos.

Em outubro de 2009, durante a Conferência Municipal de Cultura de Xanxerê, foram elencadas as Diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Xanxerê, que deverá ser discutido no decorrer deste ano. Segundo a Diretora de Ações Culturais de Xanxerê, Magda Vicini, o município já iniciou os trabalhos para a concretização dessas Diretrizes, trabalhando a mobilização dos produtores culturais de Xanxerê, dando apoio técnico e orçamentário.

A Diretoria de Ações Culturais está apoiando o Ponto de Cultura coordenado pela Associação Vêneta de Xanxerê, bem como Grupos de Dança, Música e Teatro. Além disso, busca oficializar o Sistema Municipal de Cultura, bem como organizar grupos culturais para fortalecer e os tornar capazes de participar de Editais Públicos e Privados de Incentivo à Cultura.

Além disso, a Diretoria de Ações Culturais pretende organizar uma grande Festa Cultural para promover o turismo e integração cultural. “Estamos estudando ainda o Fórum Municipal de Cultura, um setor especializado para Projetos Culturais, a criação de um Sebo na Biblioteca Pública Caldas Júnior, a criação de Oficinas Multidisciplinares, entre outros projetos que busquem valorizar a cultura local”, destacou Magda.

Segundo Magda, as diretrizes apontadas na primeira Conferência Municipal de Cultura serão agregadas ao Plano Municipal de Cultura para serem discutidas nos Grupos Setoriais de Cultura a serem organizados este ano pela Prefeitura de Xanxerê. “É imprescindível organizarmos nosso Sistema Municipal de Cultura, para garantirmos à população de Xanxerê a continuidade do apoio e profissionalização da Cultura, para que os futuros prefeitos mantenham o compromisso e valorização da nossa arte e cultura, da mesma forma que o prefeito Bruno Bortoluzzi está fazendo”.

Para o Prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, “A cultura é essencial na administração pública, pois fala da alma dos indivíduos, das raízes que nos formam seres participantes de uma comunidade, e isso promove o bem estar e felicidade”.