Xanxerê lança projeto habitacional com 202 moradias

A Diretoria de habitação da Prefeitura Municipal de Xanxerê realizou na manhã de 1º de junho, terça-feira, o lançamento de 88 casas do Conjunto Habitacional Andorinhas, no bairro Tonial, e 102 apartamentos do Residencial Beija Flor, no bairro Leandro. Na ocasião o prefeito Bruno Bortoluzzi também assinou a ordem para a licitação da empresa que fará a construção de 12 casas no Conjunto Habitacional Vitória, no bairro Leandro.

Através de uma parceria com a Caixa Econômica Federal, a prefeitura de Xanxerê proporcionará a 202 famílias a oportunidade de realizar o sonho da casa própria.

O diretor de Habitação, Evandro Berto, informou que as casas do conjunto Vitória atenderão 12 famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social, já o Conjunto Andorinhas e o Residencial Beija Flor, atenderão famílias de baixa renda. “Tanto o residencial Andorinhas quanto o Beija-flor beneficiarão aquelas famílias que sofrem para pagar aluguel e que não têm oportunidade de participar de nenhum programa ou projeto. A prefeitura juntamente com a Caixa Econômica Federal disponibilizará estes dois projetos, facilitando assim a compra. Ao invés de pagar aluguel, as pessoas pagarão algo que será delas”, argumenta.

O Superintendente Regional da Caixa Econômica, Ricardo Bier Troglio, elogiou a iniciativa da administração municipal em buscar a parceria para os financiamentos dentro do programa Minha Casa Minha Vida. “Os projetos desenvolvidos em Xanxerê mostram que o administrador público não pode deixar que o sonho se perca, tem que transformar o sonho em ação e realizar. A iniciativa da administração municipal de Xanxerê dará condição para muitas famílias poderem ter sua casa, com prestações acessíveis, com imóveis de qualidade” enfatiza Troglio

Para o prefeito Bruno Bortoluzzi o trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) mostrou uma dura realidade no setor de habitação do município. Aproximadamente quatro mil famílias fizeram seu cadastro na Diretoria de Habitação. “Fizemos uma radiografia completa de quantas pessoas precisavam de casa própria, quem eram estas pessoas, qual a renda e onde moravam. Com este material foi feito um Programa de Habitação voltado aos vários segmentos da sociedade” afirma o prefeito.

Ainda segundo o prefeito Bortoluzzi, com base no Plano Municipal de Habitação, aproximadamente 800 famílias podem ser contempladas com os conjuntos habitacionais financiados pela Caixa, entretanto deverão passar por uma pré-seleção e depois por um sorteio que acontecerá no dia 11 de junho, no ginásio Ivo Sguissard. “O valor das prestações será utilizado para a compra de outros terrenos para realizar, ainda neste ano, o projeto de mais 400 unidades habitacionais” conta o prefeito.