Prefeitura de Xanxerê realiza audiência pública e lança Portal da Transparência

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores de Xanxerê, Audiência Pública para avaliar as metas fiscais do 3º quadrimestre de 2010 da Administração Municipal de Xanxerê, bem como o lançamento do Portal de Transparência Pública.

De acordo com a diretora de Controle Interno, Andreza Gallas, a meta de arrecadação foi superada em R$ 11 milhões decorrentes da transferência de capital (convênios, alienação de bens e operações de crédito).

Na Saúde, o percentual investido deve ser de 15%, mas o município de Xanxerê investiu 14,39%, R$ 1 milhão a mais que o mínimo Constitucional. Já na educação, a administração municipal investiu, segundo Andreza, 26,08%, R$ 489 mil acima dos 25% exigidos.

Os gastos com pessoal chegaram a 49,52% da receita corrente líquida, bem próximo do limite prudencial, “por isso o acompanhamento constante com gastos da folha. O valor elevado da folha se deve e função de todas as ações que a prefeitura realiza envolver serviços”, destacou Andreza.

De uma forma geral, a diretora do Controle Interno salientou que as metas fiscais foram todas atendidas, encerrando o exercício de 2010 com superávit financeiro.

PORTAL DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

A Lei Complementar 131/2009 determina que todos os municípios com menos de 50 mil habitantes implantem o Portal de Transparência Pública até dezembro de 2013. Xanxerê sai na frente e na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura de Xanxerê lançou o Portal de Transparência Pública. O município é o único do Estado, com menos de 50 mil habitantes, que já tem o portal.

O portal está disponibilizado através de um link no site da prefeitura (http://www.xanxere.sc.gov.br/), onde vai mostrar dados do dia-a-dia, execução orçamentária, pagamentos, compras e fornecedores a toda população. “Em até 48 horas a informação de tudo que está sendo feito estará disponível no site”, citou Andreza.

“Esta ferramenta será uma transparência de 100% de tudo o que ocorre e isso faz com que possamos atingir a maioria da população, pois nosso lema é servir a todos e não apenas meia dúzia”, ressaltou o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi.