Prefeitura e IFSC entregam certificados aos alunos do curso de Informática Básica

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Xanxerê e o Instituto Federal de Santa Catarina, iniciada com a implantação de um campus avançado em 2009, continua rendendo frutos para os xanxerenses.

Na noite de quarta-feira, 15 de dezembro, 165 alunos dos cursos de Informática Básica receberam os certificados de conclusão de curso e deram mais um passo rumo ao desenvolvimento pessoal e profissional. Este ano, 230 alunos concluíram o curso. No primeiro semestre foram certificados 65 e agora mais 165.

Ao todo foram 17 turmas, formadas por alunos das escolas municipais Monteiro Lobato, no bairro Pinheiro, João da Cruz e Souza, no bairro Monte Castelo, Pequeno Príncipe, no bairro Tonial e Paul Harris, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Além dos alunos das escolas, outras turmas formadas por pais e moradores dos bairros próximos às escolas, por servidores municipais e por membros da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê – FCDX foram certificadas.

O Diretor de Expansão do Instituto Federal, Caio Martini Monti, falou da importância da parceria com a prefeitura para os novos cursos que serão implantados no município. “O trabalho incansável da professora Margarida Hahn e o apoio da prefeitura foram fundamentais para a implantação dos cursos e hoje estamos colhendo os resultados” afirmou Monti.

O Prefeito Bruno Bortoluzzi destacou que a implantação do Instituto Federal foi um trabalho árduo e que apesar dos desafios enfrentados, hoje é uma realidade que diminuirá as desigualdades sociais. “No início, tivemos que lutar contra muitas adversidades para instalar o Instituto em Xanxerê. Em 2008, quando ainda era vereador, tivemos várias tratativas e negociações com o Governo Federal e com a Reitoria do Instituto. Somente agora, em 2010, conseguimos assinar a transferência do imóvel para o Instituto. Enquanto isso, aproveitamos toda a estrutura toda pronta das escolas municipais, montada através de convênios firmados com o Governo Federal. Precisávamos fazer funcionar, e a parceria com o Instituto Federal, que está apenas começando, trouxe essa oportunidade para nosso povo se capacitar para enfrentar o mercado de trabalho”, informou Bortoluzzi.