Prefeitura prepara ações para o Dia Mundial de Luta contra a Aids

O dia 1º de dezembro é lembrado como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi estabelecida no Brasil em 1988 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de relembrar o combate a doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Em Xanxerê, para marcar a data este ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado – SAE e da Vigilância Epidemiológica realizará uma campanha de sensibilização nas Unidades Básicas de Saúde, onde todos os profissionais farão a orientação e encaminhamento dos pacientes para realizar o exame gratuitamente no SAE.

O SAE e a Vigilância Epidemiológica de Xanxerê são referência no tratamento de DST/Aids para toda a região da Amai. No município 190 pacientes, sendo 28 crianças e 162 adultos, recebem acompanhamento constante do SAE. Este trabalho de acompanhamento e orientação realizado pela Secretaria de Saúde tem reduzido o número de novos casos. Em 2010 foram cadastrados 11 novos casos, em 2009 o número chegou a 16, no ano de 2008 foi 24 e em 2007 foram registrados 27 novos casos. Isso demonstra que o trabalho está alcançado o objetivo proposto, de conscientizar a população sobre a doença.

O SAE realiza exames diariamente das 7h30min às 9h, na rua da Consolação 441, Matinho, ao lado do Posto de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz.

Maiores informações pelos telefones: 3433-6316 ou 3433-8199.