Xanxerê se antecipa ao Censo do Ministério do Desenvolvimento Social

O Ministério do Desenvolvimento Social está realizando o Censo da Rede Privada 2010, com o objetivo de proporcionar subsídios para a construção e manutenção de indicadores de monitoramento e avaliação do SUAS, bem como, cumprir um requisito da Lei 12.101/2009, que prevê a necessidade de recadastramento pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) das entidades de assistência social, certificadas e não certificadas.

Em Xanxerê, desde agosto deste ano a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social estão trabalhando no sentido de identificar e cadastrar as entidades que se enquadram nos requisitos exigidos pelo SUAS e pelo MDS.

O prazo para os municípios preencherem os formulários do MDS é até 31 de dezembro de 2010 e em Xanxerê todos os dados das entidades já foram coletados com antecedência.

As entidades xanxerenses que já foram visitadas e enquadradas como Entidades Beneficentes de Assistência Social deverão entrar em contato com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social para realizar o cadastramento no site do Ministério de do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A ação da Secretaria e do Conselho trará maior agilidade ao trabalho do Ministério na realização do Censo em Xanxerê, possibilitando a implantação de novas políticas de assistência social no município.