Reforma no prédio da prefeitura: mudanças já podem ser percebidas

As obras na sede administrativa do Poder Executivo Municipal de Xanxerê estão em andamento e as mudanças já podem ser notadas dentro e fora do prédio. A obra é um convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, inicialmente firmado no valor de R$ 606.089,45, sendo R$ 450 mil do Governo do Estado e R$ 156.089,45 de contrapartida do município.

As calçadas externas já estão prontas, seguindo os padrões de acessibilidade, com calçada guia para deficientes visuais e paver. Os muros que circundam a prefeitura também foram todos reconstruídos.

No prédio, as estruturas de concreto foram recuperadas e os brises que enfeitam o edifício, estão em fase final de colocação das novas peças. As paredes externas receberam nova camada de cimento, cal e tinta.

As sacadas na frente do prédio estão recebendo nova tubulação para evitar os alagamentos que frequentemente aconteciam com as fortes chuvas. Também será colocado piso de cimento, reforçado com ferro, o que dará maior segurança e durabilidade.

Na parte interna do prédio, os banheiros de uso dos funcionários, já foram totalmente reformados, desde a tubulação e parte elétrica até a louça que foi completamente substituída. Com a liberação desses banheiros, iniciou a obra nos banheiros centrais, próximos à escada e de uso público. Desta forma os servidores que estão trabalhando e a população não ficam impedidos de usar os sanitários.

Na parte superior, onde fica uma cozinha e uma pequena área de serviço, o trabalho foi mais complexo em virtude da grande infiltração que havia no teto e paredes. Todo o local foi impermeabilizado e as calhas de escoamento da água das chuvas foi refeita. O piso também foi substituído.

Internamente o trabalho está andando um pouco mais devagar, em virtude da impossibilidade de interromper o trabalho da prefeitura em período integral. Na parte externa os operários podem trabalhar em período integral, mas no lado de dentro do prédio, por questões de saúde e segurança, tanto dos servidores quanto das pessoas que frequentam a prefeitura.

Segundo o diretor do Setor de Engenharia da prefeitura, o arquiteto Robson Dalla Rosa, realizar uma obra em meio período dificulta o cumprimento de prazos e pode gerar um pequeno atraso na finalização do projeto. “Os operários não podem trabalhar no período da manhã na parte de dentro do prédio por causa da circulação de pessoas. Algumas ações externas também não podem ser realizadas de manhã por causa do barulho. Uma obra gera muito barulho e poeira, que são prejudiciais à saúde das pessoas, por isso, a iniciativa do prefeito Bruno em fazer o expediente somente em meio período será de grande valia para o andamento da reforma da prefeitura. Mesmo assim acredito que haja um pequeno atraso na entrega da obra”, enfatiza Dalla Rosa.

Ainda segundo o diretor, o projeto segue a planta original do prédio, mas busca adaptações às exigências de acessibilidade. “No início só tínhamos a escada para acesso aos andares. A pedido do prefeito estamos deixando um espaço para que futuramente seja implantado um elevador e todas as pessoas possam ter acesso a qualquer sala dentro da prefeitura”, destaca o arquiteto.