Atualização de nota técnica da DIVE orienta sobre velórios de vítimas da COVID-19

O Estado de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVE), atualizou a nova nota técnica 025/2020 a qual orienta sobre a realização de velórios no estado no que se refere às vítimas da COVID-19. De acordo com a atualização, os funerais para óbitos ocorridos após 21 dias ou mais do início dos sintomas de COVID-19, poderão ocorrer com caixão aberto, seguindo as recomendações da DIVE.

Atendendo à atual situação epidemiológica, os funerais deverão acontecer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos, para diminuir a probabilidade de contágio e como medida para controlar os casos de COVID-19 e serem realizados somente no dia do sepultamento.

As pessoas devem seguir as medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, evitando apertos de mão e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral.

Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica), não participem nos funerais; bem como, pessoas com sintomas respiratórios.

Os velórios devem ser realizados preferencialmente em capelas mortuárias, com os ambientes ventilados, intensificando a frequência de higienização das salas, copas, banheiros, maçanetas, mesas, balcões, cadeiras, entre outros.