Profissionais da área da saúde participam de capacitação sobre curativos

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fufa SC Distribuidora Hospitalar, realizou no dia quatro de novembro, no auditório da Amai, capacitação para profissionais da rede municipal de Saúde sobre Atualização em Feridas.

Foram duas palestras de aproximadamente 2h30min cada, ministradas pelo representante de vendas, Vilmar José dos Santos e pela especialista em Estomatoterapia, enfermeira e Assessora Técnica da Fufa SC, Daniela Mafioletti Floriano.

A Fufa SC Distribuidora Hospitalar é credenciada ao Laboratório BMD/Convatec, especializado em feridas e estomias, e está localizada em Florianópolis.

Segundo a palestrante Daniela Floriano, o objetivo da capacitação foi atualizar os profissionais quanto às técnicas e benefícios dos curativos. “O objetivo da palestra foi mostrar ao público presente as vantagens desses curativos, que podem permanecer de três a sete dias na lesão, sem necessidade de trocas diárias, acelerando o processo de cicatrização, prevenindo o tratamento infecções e aliviando a dor de pacientes, principalmente aqueles que possuem lesões crônicas”, informou Daniela.

Ainda segundo a enfermeira, a capacitação abordou tópicos como a revisão da anatomia e fisiologia da pele, processo de cicatrização da ferida, avaliação, limpeza, desbridamento, curativos interativos e tabelas de custo benefício/SUS.

A Secretária Municipal de Saúde, Iára Calffass, entendeu como positiva a capacitação, tanto pela importância do tema abordado, quanto pela quantidade de profissionais participantes. “Foi um dia de ótimo aproveitamento para os colaboradores da secretaria, que através da brilhante palestra da enfermeira Daniela, tiveram a oportunidade de agregar conhecimentos para aprimorar ainda mais os serviços prestados em prol dos pacientes que necessitam de curativos. Esse tipo de atividade demonstra também a preocupação do prefeito Bruno em oferecer constantes capacitações aos servidores públicos,” afirma a Secretária Iára.

O evento contou com a participação de 54 profissionais, entre eles, 14 médicos, 16 enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.

Assessoria de Imprensa