Secretaria de Meio Ambiente fará plantio de árvores para comemorar Dia da Árvore

Com o objetivo ressaltar a importância de preservação às crianças e também para as próximas gerações, a Secretaria de Meio Ambiente de Xanxerê fará nesta semana o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

As árvores têm funções importantes para o meio ambiente, ajudando a manter a umidade do ar, diminuindo a poluição, mantendo o solo firme e servindo de abrigo para pássaros e outros animais.

Nesta segunda-feira (18) foi feito o plantio de 20 mudas de árvores no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Crescendo e Aprendendo, no bairro João Winckler.

Nesta terça-feira (19) o plantio de 20 mudas será realizado na área verde do residencial Beija-Flor, no bairro Leandro, com alunos da Escola Municipal de Educação Básica Paul Harris.

Na quarta-feira (20), os alunos do CEMEI Lídia Dal’Óglio Bortoluzzi auxiliarão no plantio de mudas de árvores. Na quinta-feira (21), o plantio será feito pela parte da manhã e também à tarde na Escola Municipal de Educação Básica São Jorge. Ainda na quinta-feira, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Xanxerê, para realizar o plantio de 50 mudas de árvores nativas e frutíferas.

No sábado (23), a equipe estará realizando uma ação de distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas na Praça Alcides Bernardi, no Centro de Xanxerê. No local será realizada orientação sobre a forma correta do plantio.

E encerrando as ações, no dia 28 de setembro, será realizada a doação de 35 mudas ao Grupo de Idosos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Sufiatti.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rivael Freschi, o plantio de mudas de árvores se faz cada vez mais necessário, uma vez que elas são imprescindíveis para controlar o aquecimento global e gerar mais umidade para fazer o controle do clima em nosso planeta. “Estatísticas apontam que em 2015 havia 400 árvores por habitante, ao passo que hoje temos cerca de 60 árvores por habitante, resultado de todo o desmatamento que estamos presenciando no mundo. Por isso da necessidade de conscientizarmos cada vez mais a população para o plantio de árvores e o reflorestamento das florestas e encostas de rios e nascentes”.