Apresentações marcam a abertura da Semana da Pátria

Setembro é o mês em que se comemora a Semana da Pátria, quando, no dia 7 de setembro de 1882, foi proclamada a independência e o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.

Na manhã de quarta-feira, dia 1º de setembro, autoridades civis e militares, além de diversas escolas e representatividades das principais entidades da sociedade xanxerense, participaram da abertura da Semana da Pátria, na praça Tiradentes.

A comemoração teve início com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, que permanecerá aceso na pira instalada na praça até o dia 7 de setembro. Em seguida foram hasteadas as bandeiras pelo prefeito Bruno Bortoluzzi, pelo presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Gelson Saibo e pelo comandante da Polícia Militar, Major Osvaldir Kassburg.

A abertura oficial das comemorações foi realizada pelo prefeito Bruno Bortoluzzi, que em seu pronunciamento destacou a alegria e entusiasmo dos jovens alunos presentes. “É a primeira vez que fazemos a abertura da Semana da Pátria na nova praça Tiradentes, e eu fico muito feliz, não só por isso, mas por ver tantos jovens entusiasmados em participar de um evento cívico. É bom para a gente refletir o que significa viver num Brasil democrático. Hoje comemoramos o resultado da luta dos nossos antepassados e vemos aqui aqueles que serão o nosso futuro”, disse o prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Gelson Saibo, agradeceu a todos os alunos, diretores e professores das escolas, ressaltando a importância da participação em um evento cívico.

Após os pronunciamentos foram realizadas as apresentações das escolas Pequeno Príncipe, Joaquim Nabuco e La Salle. Também participaram das apresentações a Associação Cultural Feliz Natal e a Banda do Bucha.