Secretaria de Saúde realiza palestra sobre hipertensão e tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos programas Respire Vida (grupo de antitabagismo) e Hiperdia, realizou na nesta quinta-feira (2), no Centro Comunitário do bairro Tonial, a palestra “Hipertensão x Tabagismo”, com o médico cardiologista André Martins. O objetivo do evento foi lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que aconteceu no último domingo, dia 29 de agosto.

O palestrante, doutor Martins, destacou que o tabagismo é responsável por um grande número de doenças, principalmente as cardiovasculares. Também informou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que quatro milhões de mortes estão associadas ao tabagismo.

A enfermeira da Secretaria, Luciana Raquel Ribeiro, coordenadora dos grupos, informou que o trabalho é focado nas conseqüências e na prevenção da iniciação ao tabagismo.

Depois da palestra os participantes participaram de uma aula de alongamento com o professor Luciano Marció, ressaltando a importância da atividade física para a melhoria da qualidade de vida.

Participaram da palestra aproximadamente cinqüenta membros dos grupos e a expectativa é levar o trabalho para os demais bairros e escolas do município.

Assessoria de Imprensa