Prefeitura orienta a construção e reforma de calçadas

Um assunto que tem merecido atenção especial da Prefeitura de Xanxerê é a situação das calçadas no município. Com o crescimento e desenvolvimento pelos quais a cidade vem passando, é natural que haja a necessidade de uma política de orientação da construção e adequação das edificações.

Nesse sentido, desde 2009, a administração municipal vem realizando ações de orientação aos proprietários de imóveis, alertando quanto à construção e reforma de calçadas. Essa orientação já consta do Código de Obras e em dezembro do ano passado, foi realizada uma alteração no Código Tributário, criando diferentes percentuais para serem aplicados nos valores dos imóveis, incidentes no cálculo do IPTU. O objetivo é incentivar os proprietários a promover a melhoria e padronização das calçadas e consequentemente melhores condições de trafegabilidade e acessibilidade.

Na manhã do dia 20 de agosto, mais uma iniciativa foi adotada pelo setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras. Uma reunião com as empresas e profissionais diretamente ligados à pavimentação de calçadas foi realizada para debater e passar alguns modelos de projetos para que se possam basear as calçadas que serão construídas ou adaptadas quando das reformas.

Essa ação de prevenção também teve o objetivo de não onerar futuramente o proprietário quando a obra for fiscalizada pela administração municipal.

A medida foi amplamente aprovada pelos profissionais que elogiaram a iniciativa da Administração Municipal, no intuito de prevenir possíveis erros de execução das obras e evitar prejuízos para os munícipes depois da obra concluída.