O Ministério da Economia divulgou nesta segunda-feira (06) o boletim do 1º quadrimestre de 2022 com o mapa de empresas que foram abertas no país. O município de Xanxerê está entre os 10 municípios do país mais ágeis na viabilidade de abertura de empresas.

Etapa obrigatória do processo de abertura empresarial, a consulta de viabilidade é uma pesquisa eletrônica antecipada sobre a disponibilidade de nome e de endereço. Em Xanxerê, o tempo de viabilidade é de 1 hora e 32 minutos, conforme consta no boletim do Ministério da Economia, demonstrando a agilidade e simplificação nos processos de abertura de empresas.

De acordo com a fiscal de obras e posturas responsável pelo Sistema de Gestão do Cadastro Integrado (GCIM) na Prefeitura de Xanxerê, Neide da Silva, os dados do Ministério da Economia representam o quanto Xanxerê vem crescendo e se destacando na geração de emprego e renda e no fomento da economia no município. “Buscamos fazer o nosso trabalho da melhor forma possível, dando todo auxílio para que o empreendedor consiga agilizar seu processo de alvará junto à prefeitura. “Para nós é muito gratificante esse reconhecimento do Ministério da Economia. Fico muito feliz por ver a cidade que tanto amo estar em destaque. Fruto de um trabalho feito a muitas mãos e que fazem com que possamos desburocratizar cada vez mais os processos em nosso município”.