Secretaria de Saúde realiza Dia D para Exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero

O Câncer de Colo de útero é o mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a aproximadamente 24% de todos os cânceres. É uma doença que em geral tem um crescimento lente e não apresenta sintomas.

A prevenção é a forma mais eficiente para se detectar precocemente a aparição da doença e tratá-la.

Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde promove no dia 28 de agosto, sábado, uma manhã especial de Coleta de Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero, nas Unidades Básicas de Saúde do Hélio dos Anjos Ortiz e do Castelo Branco. O agendamento já está sendo feito pelas agentes de saúde através da visitação nos domicílios.

Os exames para as usuárias que tem como referência essas duas unidades de saúde acontecerão das 8 horas até as 12 horas.

Este dia foi planejado para que as mulheres que trabalham durante a semana possam realizar este exame preventivo.

“De acordo com as diretrizes preconizadas pelo SUS, temos o compromisso também de fortalecer todos os cuidados possíveis com relação à prevenção das doenças, evitando assim uma evolução negativa da doença e internações hospitalares que poderiam ser evitadas”,
destaca a secretária Iára.

Os bairros que não pertencem a essas unidades e o interior, terão uma data especial para o exame, que será divulgada posteriormente, assim, todos os bairros e as comunidades serão atendidas ao longo do semestre.

Maiores informações pelo telefone 3433-6171 e 3433-9657, nas unidades de saúde.