CAPS realiza Festa Junina com usuários e familiares

Na manhã desta quinta-feira (24) o Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma festa junina para os usuários e familiares. A festa teve comidas e típicas, fantasias, danças e muita diversão.

De acordo com a coordenadora do CAPS, a psicóloga Elisangela Bottega, essas atividades tem colaborado para aumentar a participação dos familiares no tratamento e recuperação dos usuários. “Além da festa junina, todas as datas comemorativas são lembradas e recebem atenção especial, como o Natal, dia das mães, dia dos pais e o Dia Mundial da Saúde Mental. Também realizamos reuniões mensais com os familiares e usuários e a participação vem aumentando a cada mês, o que auxilia no tratamento. Ainda não é o ideal, mas está melhorando. Desde 2009 estamos trabalhando na integração dos usuários e familiares, que vem aumentando aos poucos”, afirma a psicóloga.

Jackson Furlanetto, médico psiquiatra do CAPS e do programa Saúde Mental, informa que esse tipo de atividade humaniza o tratamento. “O tratamento para doenças psiquiátricas não se restringe ao uso de medicamentos, mas sim a outras áreas da vida, relacionadas à inserção social, como ponte importante no processo do tratamento dos indivíduos. É muito importante a integração com a família, professores e entre os usuários, fugindo do antigo tratamento hospitalocentrico, humanizando o tratamento e buscando melhores resultados”, enfatiza o médico.

Assessoria de Imprensa