Xanxerê promove ações no Dia Mundial sem Tabaco

Segunda-feira (31) foi marcada por uma grande mobilização contra o tabagismo. A Prefeitura Municipal de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a distribuição de folhetos educacionais nas ruas do centro da cidade, em comemoração ao dia Mundial sem Tabaco.

A ação foi coordenada pelo grupo Anti-tabagismo Respire a Vida, da Secretaria de Saúde, com a presença de vários membros do grupo, ex-fumantes, que, além da panfletagem, deram depoimentos sobre as melhorias da qualidade de vida depois que deixaram o vício.

A enfermeira responsável pelo grupo, Luciana Raquel Ribeiro, informou que o grupo realiza reuniões todas as segundas-feiras, com a participação de, no máximo, 15 pacientes, que recebem acompanhamento durante um ano, e que os interessados em participar do grupo devem procurar a Secretaria de Saúde e deixar nome e telefone de contato.

Segundo a enfermeira, deixar o vício de fumar significa uma grande mudança no estilo de vida da pessoa, principalmente na qualidade de vida e ressalta a importância do grupo para auxiliar neste grande desafio.