Mesa de debates encerra a Semana da Água em Xanxerê

A prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Políticas Ambientais encerrou na tarde desta sexta – feira (26/03) as atividades da semana da Água.

Uma mesa de debates sobre a gestão de recursos hídricos do município marcou o encerramento. O seminário contou com técnicos envolvidos de alguma forma na gestão hídrica do município e teve como objetivo analisar o controle da poluição e melhoria dos recursos hídricos, já que compreendeu vários assuntos como os rios Ditinho e Xanxerê, poços tubulares, captação de água e Sistema de Drenagem Urbana.

Participaram do debate, Kátia Parizotto, Diretora da Secretaria de Políticas Ambientais e integrante do Fórum da Agenda 21 de Xanxerê, Tadeu Carnicel, engenheiro agrônomo da Epagri e secretário Executivo Regional do Projeto Micro Bacias 2 , Rosângela Fávero, arquiteta da prefeitura e presidente do Fórum da Agenda 21 de Xanxerê e Antônio Baptiston, técnico agrícola, engenheiro civil e assessor do meio ambiente da Diretoria Regional Oeste Casan.

Segundo Kátia Parizotto, a idéia do seminário é apontar direções para o trabalho de cada um, já que recuperar uma área degrada é muito complicado e caro, preservar seria o ideal.  “A instalação do tratamento de esgoto no município de Xanxerê será uma das maiores conquistas para a população e meio ambiente. Porque é deixando de poluir os rios que vamos colaborar com a preservação deles”, ressaltou a diretora dizendo ainda que sanear um município implica numa série de políticas públicas sociais que garantam uma boa qualidade de vida para seus habitantes.

Colaboraram para a Semana da Água em Xanxerê o Sesc, Epagri ,Casan

Agenda 21, SDR 5ª Gered, Lions Clube Xanxerê, Escola Art Music

Grupo Trakinartes – Casa da Cultura e Posto Nevoeiro.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.

Prefeitura de Xanxerê.