Prefeitura realiza licitação do Leite Pão Amigo

Na manhã desta quarta feira (27/01) a prefeitura de Xanxerê realizou a licitação para a compra dos produtos do Programa Leite Pão Amigo, para o primeiro semestre de 2010.

O vencedor da licitação para a entrega do leite foi a empresa Frios Oeste e os vencedores para a entrega do pão foram Mercado Ka e Ka, Marcelo Canelo e Dentalxan, todos de Xanxerê.

No item pães, foram feitos quatro lotes, de acordo com a localização da escola, para viabilizar a entrega e diminuir o custo, conseqüentemente, baixando o preço para a Prefeitura.

O Programa, que teve início em fevereiro de 2009, tem como objetivo reduzir a evasão escolar e as faltas, além de diminuir o índice de repetência nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Um levantamento realizado no final do ano passado mostrou que houve uma redução de 80% no número de faltas não justificadas e uma queda de 7,5% referente a 2008 para 5,5% em 2009 no índice que mede a taxa de repetência.

Este ano, o Programa atenderá um número 5% maior de alunos, em virtude das novas matrículas.  A expectativa é distribuir só no primeiro semestre deste ano aproximadamente 430 mil pães e 78 mil litros de leite.

Segundo o coordenador do Programa Leite Pão Amigo, Ivan Durand Junior, que acompanhou todo o processo, a licitação é realizada por um período de seis meses para facilitar o acompanhamento do preço no mercado, uma vez que os produtos sofrem influência direta das variações climáticas e não tem substitutos.

“Fizemos um levantamento histórico e percebemos que existem grandes variações de preço, tanto no leite quanto no pão, em virtude das chuvas ou da falta delas, de políticas governamentais e outros fatores que influenciam diretamente esses produtos. A prefeitura não pretende prejudicar nenhum fornecedor, da mesma maneira que não pode ser lesada se houver queda de preços. Temos que buscar um processo justo para ambos os lados. Assim, todos podem se desenvolver, e quem ganha é a população”, finalizou o coordenador do programa.

Assessoria de Imprensa.