Vigilância intensifica trabalho no combate à dengue

 

Equipes da Vigilância Epidemiológica de Xanxerê estão em alerta no combate à Dengue, principalmente nesta época do ano em que o tempo oscila entre o forte calor e pancadas de chuvas.

Por toda a cidade está sendo feita uma espécie de vistoria. Uma rede, como forma de armadilha foi montada em 150 pontos espalhados pelo município. De acordo com Janete Rodrigues, coordenadora do programa da dengue é uma forma de tentar capturar o mosquito Aedes Aegypti antes que ele se espalhe pela cidade.  A Coordenadora alerta que o principal problema esta no cemitério, no local são feitas vistorias constantemente. 

 “A cada quinze dias equipes da vigilância fazem uma vistoria no cemitério para eliminar todo e qualquer deposito que possa acumular água. É importante que a população se conscientize de não levar flores em vasos que possa acumular água”. explicou a coordenadora dizendo que existem outros problemas preocupantes no local como vasos fixos de mármore, que  estão cheios de larvas.

 “A administração do cemitério já está comunicando os proprietários desses jazigos para tomarem as medidas cabíveis, mas é importante que haja a consciência da população”, relatou.

A coordenadora do programa diz que outro ponto preocupante na cidade é o bairro Nossa Senhora de Lourdes, na área industrial. Lá foram encontradas larvas do mosquito da dengue em maio do ano passado. E o trabalho continua neste ano, a cada dois meses equipes da vigilância fazem uma vistoria no bairro em cem por cento dos imóveis.

“Neste ano ainda não foram encontrados focos do mosquito, por isso, o trabalho de prevenção é de extrema importância”, finaliza a coordenadora.

 

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa