Xanxerê realiza primeira Conferência de Defesa Civil

A prefeitura de Xanxerê, por meio da COMDEC (Comissão de Defesa Civil) realiza dia (29/01), às oito horas da manhã, no auditório da AEEX, no edifício Tiradentes a primeira Conferência Municipal de Defesa Civil. O evento terá como objetivo promover discussões entre a comunidade e palestrantes para avaliar as necessidades do município com relação a defesa civil, além disso, a conferência será uma das etapas que antecedem a Conferência Nacional.

De acordo com o presidente da comissão organizadora, Everton Gatti a idéia é discutir no município sobre como melhorar as práticas de atuação e prevenção com relação as  catástrofes naturais e assistência humanitária, como política de estado para garantia de desenvolvimento social  .

“Nós vamos pontuar os acontecimentos, destacando a prevenção de uma maneira, que poderemos nos preparar para não sofrermos tanto impacto com relação aos acontecimentos, como vendavais e enchentes, que são imprevisíveis. Outro lado importante é a questão da assistência à população, que sofre com essas tragédias”, esclareceu Gatti.

Para isso três palestrantes foram convidados. O Major da polícia militar Edir Souza, gerente de prevenção da Defesa Civil estadual e a socióloga Rita de Cássia Dutra, pesquisadora do Centro de Pesquisa Sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina, ambos irão palestrar sobre “Mudanças Climáticas, aspectos da Organização e Gestão da Defesa Civil”, além da palestra “Análise Preliminar de Risco no Município de Xanxerê: construindo indicativos de mobilização e prevenção de desastres”, e com o palestrante Luciano Peri, Comandante do 4º Grupo de Bombeiros de São Domingos e presidente da Comdec de São Domingos.

Ainda de acordo com o presidente da COMDEC, o evento é aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas na prefeitura pelo telefone: 3441-8518.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.