Secretaria de Educação faz um balanço de 2009

O secretario de educação Félix Dalmutt apresentou na manhã desta quarta – feira, (13/01) um balanço de ações da Secretaria de Educação no ano de 2009. De acordo com o secretário, o ano foi muito produtivo e foram muitas as ações, entre as principais delas estão a implantação do Programa Leite e Pão Amigo, o treinamento dado aos profissionais de educação, o início da elaboração do projeto que criará o Sistema de Ensino Municipal e a aquisição de veículos e material escolar, além de outros programas e projetos desenvolvidos durante o ano.  Para este ano que se inicia o secretário espera dar continuidade a todos estes projetos e programas que obtiveram um bom funcionamento no ano passado.

Programa Leite Pão Amigo

Sobre o programa, que começou no dia 13 de fevereiro de 2009, o secretário entende que foi atingido o objetivo, que era o aumento da freqüência dos alunos na sala de aula e a redução da evasão escolar. O resultado no final do ano foi um índice de aprovação acima de 96 por cento dos alunos. “Pelo fato deles terem ido pra escola e assistido as aulas, os alunos consequentemente foram aprovados e o mais importante tiveram um aprendizado de qualidade”, ressaltou Félix.

Capacitação de Professores

Durante o ano foi firmado um convênio entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e o Instituto Educacional Bom Jesus de Curitiba, Paraná.

A finalidade era formar uma parceria para ministrar cursos aos professores da rede municipal de ensino. O que foi feito em diversas etapas ao longo do ano resultando em 40 horas de capacitação. “Com estes treinamentos nossos professores ficaram mais motivados e valorizados para continuarem seu trabalho”, salientou o secretário.

Sistema de Ensino

Uma comissão de professores elaborou durante o ano um projeto de Lei para criar um Sistema de Ensino Municipal. Que tem como objetivo atender a Lei Federal de Ensino e facilitar o trabalho administrativo da secretaria. ” Quando iniciamos o nosso trabalho não havia sistema de ensino próprio e seguíamos o sistema do Estado. Esperamos que o projeto, que se encontra na Câmara de Vereadores, seja aprovado para que possamos colocá-lo em prática no ano de 2010″, disse o secretário.

Aquisição de material e veículos

Para melhorar o atendimento dos alunos foram adquiridos dois novos veículos em 2009,  que já estão sendo utilizados na entrega de material para fazer a merenda e outras prioridades da secretaria. Para este ano foram adquiridos pelo programa do Governo Federal Caminhos da Escola três ônibus, que serão entregues até março para serem usados no transporte escolar. “Além disso, nos adquirimos também material escolar num modo geral, suficiente para atender todos os alunos”, finalizou Félix.

Assessoria de Imprensa.