Campanha de Educação no Trânsito em forma de teatro nas escolas

Durante toda esta terça-feira (10/11) cerca de 690 alunos, de quatro escolas municipais de Xanxerê, assistiram a peças teatrais sobre educação no trânsito apresentadas Por membros do Lions Clube Xanxerê Inovação. Pela manhã, as peças teatrais foram realizadas nas Escolas de Educação Básica Municipais Pequeno Príncipe e Vista Alegre (Caic), e à tarde na Escola de Educação Básica Municipal Nossa Senhora Aparecida. A atividade faz parte da Campanha Xanxerense de Educação no Trânsito, que tem caráter permanente.

Estiveram presentes nas apresentações teatrais autoridades municipais, entre elas o Prefeito Bruno Bortoluzzi, o Secretário de Educação Félix Dalmut e membros do Conselho Municipal de Trânsito com representantes das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros de Xanxerê. Segundo o Prefeito é de suma importância incutir desde cedo nas crianças a educação no trânsito para torná-las motoristas mais responsáveis no futuro. Para o representante do Poder Público no Conselho Municipal de Trânsito, Ivan Durand Junior, as apresentações teatrais são imprescindíveis na educação infantil. “As crianças são a base da nossa sociedade e futuros motoristas, por isso a educação no trânsito deve começar nos primeiros anos de vida. Nós devemos usar a linguagem das crianças para orienta-las”, declara Ivan.

O presidente do Lions Clube Xanxerê Inovação, Jorge Adur, destacou que o objetivo da peça teatral intitulada “Se essa rua fosse minha”, é de transmitir de forma lúdica às crianças a educação no trânsito, com orientações de como atravessar na faixa de segurança, entre outros temas. “É muito emocionante sentir a resposta da garotada. A criança vê de forma especial o que você faz e assimila a mensagem levando também à família e promovendo a paz no trânsito”, finaliza Adur.