Xanxerê é o primeiro município do oeste catarinense a implantar o SIASI

Na manhã desta sexta feira, 21, o Diretor Administrativo e Financeiro do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC, Alfredo Kleper Chaves Lavor, assinou o contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura de Xanxerê e o CIASC para a implantação do Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno-SIACI.

Esse sistema também tem como parceiro/usuário direto o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina-TCE.

O sistema foi apresentado pelo Consultor do TCE, Jorge Hermógenes de Souza, numa palestra clara e objetiva para o prefeito Bruno Bortoluzzi, para a diretora do Controle Interno, Andreza Gallas, para a equipe contabilidade e para os Secretários Municipais.

A partir da implantação do sistema a prefeitura terá em tempo real e com total transparência as informações das receitas e despesas do município. Essa informação será fornecida através de outro sistema já amplamente utilizado no Estado, o e-Sfinge, ferramenta do TCE que colhe todas as informações contábeis, financeiras, de recursos humanos, de licitações, entre outras e emitindo avaliações e relatórios bimestrais para os municípios.

Dessa forma o prefeito poderá ter uma visão de todos os atos no momento em que acontecem, utilizando os dados do e-Sfinge sem duplicidade ou divergência de informações, podendo, ainda, fazer uma comparação dos números entre um ano e outro.

O SIACI foi desenvolvido e será mantido pelo CIASC e pelo TCE, o que dará ao prefeito maior segurança em todas as suas ações baseadas nas informações contidas no banco de dados.

Alfredo Kleper ressaltou que no momento que o país atravessa uma situação de crise de informação, Xanxerê será o primeiro município do oeste de Santa Catarina a possuir uma ferramenta que possibilitará total transparência em suas ações. “Não estamos em outro mundo, é realidade, estamos em Xanxerê e as informações estão ai, em tempo real, a disposição do prefeito, do TCE e de quem quiser. Isso é transparência, isso é realidade” acrescentou o diretor do CIASC.

O prefeito Bruno, após a apresentação do sistema, não pode deixar de expressar sua satisfação com mais essa aquisição do município. “Fico feliz porque poderei por a cabeça no travesseiro e dormir tranqüilo. Essa ferramenta fornecerá resultados imediatos das contas do município, o que fizermos hoje prestaremos conta hoje, com total transparência e com mais agilidade e segurança pra as tomadas de decisão” afirmou o prefeito.

Além das autoridades municipais, estiveram presentes no evento a Coordenadora de Marketing do CIASC Benta Regina Moreira de Farias, o Gestor de Relacionamento com Clientes do CIASC, Abelardo Matos Filho e o Técnico do TCE, Ivo Possamai.