Prefeitura inicia Programa de Ginástica Laboral

Através do Acordo Coletivo de Trabalho assinado entre a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal-SITESPM, o Departamento de Recursos Humanos da administração municipal lançou no dia 27/08 o Programa de Ginástica Laboral, com o objetivo de proporcionar aos servidores melhor qualidade de vida e saúde no trabalho.

O programa, que será realizado por uma equipe multidisciplinar do RH da prefeitura, foi apresentado para o prefeito Bruno Bortoluzzi, secretários municipais, diretores, funcionários e para a diretora executiva do SITESPM, Maria Izabel Girotto.

A equipe multidisciplinar é formada pelo diretor administrativo, Evandro Amarante, pela coordenadora do RH Fátima Bocchi, médico do trabalho dr. Jorge V. Streciwik pelas técnicas em segurança do trabalho Silvana Dachery e Geni Maria Geroletti, pelo professor de educação física José Vinicius Bonneau, pela psicóloga Aline Campigotto, além dos representantes do SITESPM Maria Izabel Girotto e Antonio Coradi.

Segundo o José Vinicius Bonneau, a vida moderna é com toda certeza mais sedentária. “Ao mesmo tempo que a chamada Era da Tecnologia nos trouxe facilidades, confortos, avanços em todas as áreas, também é correto afirmar que cada vez mais nos tornamos pessoas com menos mobilidade. Há hoje botões para tudo”, afirma Vinicius. O professor José Vinicius ressalta ainda que a prática de uma atividade física está associada a maior capacidade de trabalho físico e mental, mais entusiasmo para vida e positiva sensação de bem estar.  “Neste contexto surge como ferramenta ou instrumento a Ginástica Laboral que é um programa de promoção á saúde do trabalhador, bem como, um incentivo a um estilo de vida mais ativo. A ginástica laboral é denominada assim por ser destinada exclusivamente ao mundo do trabalho” completa.

Durante a apresentação do programa, Maria Izabel Girotto leu uma mensagem da presidente do Sindicato, Vânia Barcelos, parabenizando o prefeito Bruno Bortoluzzi pela coragem e audácia de ter assumido o compromisso com o Programa. No teor da mensagem Vânia destaca ainda que Xanxerê é o primeiro município da região da AMAI a implementar o Programa.

Para o prefeito Bruno, investir no funcionário é primordial para o gestor municipal, pois o retorno é certo. “O funcionário é o grande patrimônio da prefeitura. Ele precisa se sentir bem no local de trabalho, tem que estar satisfeito, e o funcionário satisfeito produz melhor. Isso reflete na sua casa, na sua família e na sociedade. O Programa terá nosso total apoio e participação, por isso convocamos os secretários e diretores para assistir a apresentação” afirmou Bruno Bortoluzzi.

O programa será implantado gradativamente, até atingir todos os setores da administração municipal. Além de exercícios, a Ginástica Laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar de ser coletiva ela é moldada de acordo com a função do trabalhador.

Segundo os profissionais da área, esse programa trará benefícios individuais ao funcionário como a redução dos níveis de ansiedade e estresse, aumento da flexibilidade, redução das tensões musculares, diminuição dos riscos de Distúrbios Osteomusculares Relativos ao Trabalho (DORT), diminuição de acidentes de trabalho, aumento da amizade e coleguismo no ambiente laboral, entre outros. Para o município os benefícios são a prevenção da saúde ocupacional e do estresse, redução de doenças ocupacionais, diminuição de afastamentos médicos, diminuição de acidentes de trabalho e a melhoria do rendimento funcional.