Instituto Federal realiza primeira aula em Xanxerê

Murilo Giroletti tem treze anos e cursa a oitava série na escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Assim como ele mais 33 alunos da oitava série das escolas Nossa Senhora Aparecida e Paul Harris, de Xanxerê vão receber até novembro aulas de informática básica, inglês técnico, matemática financeira, meio ambiente e sustentabilidade, oratória, entre outras. Ao todo são 12 disciplinas que fazem parte do curso de Relações Humanas e Comerciais oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Santa Catarina.

“É uma oportunidade única pra gente. Vou ter condições de estudar inglês, por exemplo, e me preparar para o mundo do trabalho”, ressaltou Murilo ansioso com as aulas que começaram na tarde desta segunda – feira, (18/05).

No cerimonial, que marcou o início das aulas o prefeito Bruno Bortoluzzi disse que este é apenas o primeiro passo de uma caminhada que vem sendo traçada há muitos anos.

“Em 2000 estive em Brasília, na época com o então ministro da educação Paulo Renato de Souza para trazer o Instituto pra cá, assinando um convênio de intenção para que isso fosse possível. Depois de muita luta de todos, instalamos hoje oficialmente o primeiro curso e com certeza muitos outros serão oferecidos daqui pra frente aos alunos de nossa cidade”, explicou o prefeito dizendo que esta é a única forma de proporcionar o primeiro emprego aos jovens. “É por meio do conhecimento. Vamos preparar nossos jovens com educação. Eles têm que saber de tudo um pouco. Esta é a única forma para ingressar no mercado de trabalho”, finalizou o prefeito.

O curso está sendo realizado em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, que disponibiliza o espaço físico, professores voluntários, material didático, laboratórios, e transporte dos alunos para que possam ser ministradas as aulas. Já o Instituto Federal contribui com a coordenação pedagógica e a certificação do curso.

De acordo com a diretora de Implantação da Unidade em Xanxerê, Margarida Hahn outros cursos devem começar no município ainda este ano. Segundo ela, em agosto as aulas serão transferidas definitivamente para as instalações da Unidade no município.    “Uma escola só tem razão de ser quando ela cumpre sua função social, ou seja, quando ela contribui para a formação dos cidadãos. A instalação do Instituto Federal em Xanxerê vai proporcionar isso”, concluiu a diretora.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.