Estradas para os produtores com mais segurança

Xanxerê é um município cercado por diversas estradas federais e estaduais, utilizadas pelos produtores para escoar o fruto de seu trabalho e também para ligar o município com cidades e Estados vizinhos.

Algumas dessas estradas são estreitas, cheias de curvas e sem acostamento, oferecendo risco aos motoristas que precisam se deslocar por elas, seja a passeio, seja a trabalho.

Esse é o caso da SC-466, que liga Xanxerê à Xavantina e que atende aos produtores da região da Linha Bom Sucesso, Linha Manjolinho, Sede Roseira, Costa do Irani, Linha Sufiatti, e os acessos para outras comunidades. Somente na região da Linha Sufiatti, que dependem diretamente da estrada, existem aproximadamente 20 famílias de produtores. Somando às famílias das demais regiões que utilizam a estrada, o número chega próximo a 100 famílias de produtores.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Obras esteve na região realizando a manutenção das estradas de acesso às propriedades, com limpeza e cascalhamento das vias, para que o produtor tivesse maior qualidade nas estradas e agilidade no escoamento da produção. Entretanto, o entroncamento dessas estradas vicinais com a SC-466 apresenta grande risco para os motoristas que trafegam pela região.

Ciente do problema, o prefeito Bruno Bortoluzzi determinou ao secretário de Obras, Fabiano Radin, que, aproveitasse o momento em que as máquinas estavam trabalhando na região e fosse viabilizada uma forma segura para o acesso dos produtores. “Aquela região apresenta uma característica de risco para as pessoas, devido à geografia da estrada SC-466, que é cheia de curvas, sem acostamento, dificultado a visibilidade de quem entra e sai da estrada. Os produtores dependem da estrada para manter a sua produção e a sua vida pessoal e não podemos deixar que corram riscos. Já que estamos melhorando as estradas de acesso, vamos criar condições de segurança estradas que ligam com a SC”, informou o Prefeito.