Prefeitura assina convênio com Escola Técnica Federal

Numa cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, (07/05) na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF. SC) de Xanxerê o prefeito Bruno Bortoluzzi assinou um convênio com a Instituição. De acordo com o prefeito Bortoluzzi, esta parceria era um sonho antigo, uma luta de anos que agora se torna realidade. As aulas devem começar a partir do dia 18 de maio, na escola Paul Harris. “A secretaria de Educação e o Instituto estão integrados para trabalhar em prol da formação destes jovens”, ressaltou o prefeito.

De acordo com Margarida Hahn, diretora de Implantação do Instituto Federal da unidade de Xanxerê o convênio, neste primeiro momento vai beneficiar alunos das oitavas séries das escolas municipais com cursos de inglês, informática, matemática financeira, entre outros. O projeto “Relações Humanas e Comerciais” deve preparar os alunos para ingressar no mercado de trabalho. ” Com esta assinatura já podemos dizer que temos escola técnica em Xanxerê. A partir de agora vamos trabalhar para trazer outros cursos e contribuir para em breve termos novos profissionais inseridos no mercado de trabalho”, ressaltou a diretora do Instituto.

Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação mais de 70% dos alunos que estudaram em escolas técnicas federais, nos últimos anos, garantiram um lugar no mercado de trabalho. “Essa é a oportunidade de ajudar o estudante que não tem condições de pagar uma faculdade a entrar no mercado de trabalho e o melhor com qualidade”, disse o prefeito enfatizando que a vinda de cursos profissionalizantes para a cidade  é motivo de felicidade e deve ser comemorada por todos.

A rede federal atualmente conta com  215 escolas técnicas e 300 mil alunos em todo país. O governo Federal pretende chegar a 500 mil vagas até 2010.

Segundo o secretário de educação do município, Félix Dalmut a rede municipal de educação vai disponibilizar salas de aulas, laboratórios de informática, corpo docente e transporte escolar neste primeiro momento para o início das atividades. “Quem só tem a ganhar com essa parceria é a educação. São nossos jovens que com estes cursos tem

agora mais uma oportunidade de qualificação”, finalizou o secretário.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.