Mais de quatro mil idosos devem ser vacinados contra gripe em Xanxerê

Começa neste sábado (25/04) e vai até o dia oito de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe para idosos “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”.

O objetivo é imunizar em todo país pelo menos 80% da população com mais de 60 anos. Em Xanxerê a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 4.457 doses da vacina. De acordo com Marli Baggio, coordenadora da campanha em Xanxerê, no ano passado foram vacinadas cerca de 2.673 pessoas acima de 60 anos ou seja, oitenta por cento da meta alvo que era de 3.321 pessoas.

Ainda de acordo com a coordenadora da campanha, neste ano o número de vacinas recebidas foi maior, porque de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população nesta faixa etária, com mais de 60 anos aumentou em torno de trinta por cento, ou seja, subiu para 1.136 pessoas.

“É importante que a população idosa atenda nosso chamado e se dirija  a um dos postos de vacinação que serão disponibilizados pela Prefeitura de Xanxerê. É uma forma de evitarmos a doença e diminuirmos o número de internações e consequentemente o sofrimento dos idosos”, ressaltou a Marli Baggio.

Em Xanxerê neste sábado nove postos de saúde e o Pronto Atendimento Municipal estarão abertos das oito da manhã às cinco da tarde para a vacinação, que é aplicada de graça. Duas equipes da prefeitura estarão durante a semana, das oito da manhã até depois do almoço percorrendo comunidades do interior para imunizar também os idosos que não tiverem condições de se deslocarem para cidade.

A vacina não tem contra – indicação e com ela o governo espera reduzir as complicações e a mortalidade causadas pela gripe.  Estudos apresentados pelo Ministério da Saúde indicam que, na população idosa, a imunização reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade em decorrência da doença.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.

LOCAIS DE VACINAÇÃO SÁBADO

Unidade Sanitária do Bairro dos Esportes