Comap se reúne para debater projetos culturais

A Comissão de Avaliação de Projetos (COMAP) se reuniu nesta semana para debater sobre os Projetos Culturais enviados para avaliação na Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Xanxerê. Na ocasião, foi aprovado o projeto 001/2009 “Quem não foi criança um dia?” de autoria de Zelcir Pedro Piaia.

De acordo com Magda Vicini, Diretora de cultura do município foram encaminhados outros projetos a serem julgados. Além disso, a Comissão discutiu também alguns artigos da Lei de Incentivo que segundo ela, merecem melhor análise para que os processos encaminhados e a liberação do incentivo ocorram de forma mais clara, com o objetivo de dinamizar a mediação entre Prefeitura e Agentes Culturais.

Na ocasião, o Grupo Vêneto de Xanxerê entregou para o Diretor do Teatro Excelsior uma quantia em dinheiro para colaborar com os gastos da apresentação Paixão de Cristo realizada na Praça Tiradentes, dia 10 de abril.  O Diretor do Teatro Excelsior, Elírio Galelli agradeceu emocionado o apoio.

” Esse tipo de atitude é importante para fortificarmos a arte e cultura de Xanxerê, pois todos sabemos a dificuldade de conseguir patrocínio, mas  mesmo assim, não podemos parar de produzir cultura”.
 Arlindo Trevisol, Presidente da Associação Vêneta comentou a doação. “Todos nós fazemos parte da cultura xanxerense e precisamos apoiá-la para sempre existir atividades artísticas em nossa cidade”, ressaltou.

A Comissão se reúne mensalmente para receber os projetos encaminhados junto à Diretoria de Cultura, e espera que cada vez mais as entidades, associações e agentes culturais de Xanxerê participem desta ação para que o movimento cultural aumente e permaneça constante no município.

A Presidente da Comissão e Diretora de Cultura Magda Vicini destacou a importância da  população entrar mais em contato com a Diretoria de Ações Culturais da Prefeitura.

“É nosso dever como setor público da cultura oferecer apoio a grupos ou pessoas que pretendem promover e realizar ações culturais,” finalizou a diretora.

A Diretoria de cultura fica no prédio da Casa Cultural Maria Rosa, no horário de expediente da Prefeitura e pelo telefone 3441.8547.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa