Servidores participam de capacitação sobre nutrição

Diretores e funcionários das escolas municipais e coordenadores de CESEX participaram durante toda essa quarta-feira (25) de um encontro para formação de educadores em nutrição. A capacitação faz parte do programa Criança Saudável, Futuro Saudável, implantado no município em fevereiro de 2009.

O programa é resultado de um acordo de cooperação entre a prefeitura de Xanxerê, a Inmed Brasil e a Monsanto e, prevê, entre diversas atividades, a criação de hortas nas escolas e a capacitação de profissionais para atuar junto às crianças e a comunidade, promovendo a qualidade de vida através de ações voltadas para a educação sanitária e nutricional.

Numa primeira etapa do programa, ainda em 2009, as crianças foram submetidas a avaliações de altura e peso, além de exames de hemoglobina e parasitólogos. A partir dos resultados dos exames foi possível traçar um perfil nutricional dos alunos das escolas municipais e definir as estratégias a serem implantadas. O próximo passo foi a implantação de hortas nas escolas. Inicialmente cinco escolas foram escolhidas, usando como critério o espaço físico e o tipo de terreno: Escola Nossa Senhora Aparecida, Vista Alegre, Pequeno Trabalhador, João da Cruz e Souza e Monteiro Lobato. Todas já estão produzindo alimentos que são utilizados na merenda escolar e o excedente distribuído para a comunidade local.

O encontro realizado no dia 25 teve como objetivo capacitar os servidores para motivar as crianças no consumo de uma alimentação mais saudável. Entre os assuntos abordados está o problema dos alimentos industrializados nas escolas, tipos de alimentos e seus nutrientes e melhoria da qualidade de vida através de uma alimentação saudável. Também foram realizadas dinâmicas para buscar sugestões de como fazer a criança optar por uma alimentação com qualidade.

A pedagoga e diretora da Inmed Brasil, Marianita Colleoni Soares Masiero, falou da importância da parceria com a prefeitura para alcançar uma comunidade mais saudável. “O objetivo da Inmed não é a criação de hortas, mas o envolvimento da comunidade, através das escolas, na busca de hábitos alimentares saudáveis e maior qualidade de vida. E nesse sentido o apoio que recebemos da prefeitura de Xanxerê tem sido fundamental para alcançar esse objetivo. Xanxerê foi o primeiro município da região sul do Brasil a implantar esse trabalho e já está na frente de muitos municípios que começaram antes”, informou Marianita.

Segundo o coordenador do programa na prefeitura, Ivan Durand Junior, o objetivo da Administração Municipal é estender o programa para os CEMEIs e para os CESEX. “O objetivo da participação dos coordenadores dos CESEX é estender para essas unidades este programa que já é um sucesso. O prefeito Bruno quer levar para todas as unidades as hortas e a consciência de uma alimentação mais saudável, para isso estamos trabalhando em uma grande parceria entre as secretarias: Educação e Desenvolvimento Social, com total apoio da secretaria de Saúde e da Agricultura. Essa integração é fundamental para que, também este projeto traga benefícios para a comunidade xanxerense”, destacou Durand.

Estiveram presentes no evento o secretário de Educação, Felix Dalmutt e o secretário de Agricultura, Valdir Zembruski.