DENGUE: Secretaria de Saúde de Xanxerê fará Dia D na próxima quarta-feira

A situação da Dengue é preocupante em todo o país, de forma especial no estado de Santa Catarina. Em Xanxerê, os casos estão aumentando dia após dia, o que vem preocupando ainda mais as autoridades públicas e setores diretamente ligados à fiscalização e ao combate do mosquito Aedes aegypti.

Pensando em alertar ainda mais a população, na próxima quarta-feira (13) a Secretaria de Saúde fará o Dia D de fiscalização e conscientização, uma vez que já são mais de 400 focos do mosquito desde o início de 2024.

A Vigilância em Saúde fará uma palestra na Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik no período matutino e vespertino, bem como a utilização de drones para fazer o mapeamento de focos em pontos considerados infestados pelo mosquito, além da verificação de focos em prédios em construção e em construções paradas, além de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar para vistoria em locais de difícil acesso.

Ainda na quarta-feira será realizada uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de meio Ambiente sobre a destinação adequada de pneus inservíveis, bem como um mutirão de recolhimento de lixo.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, destaca que a fumigação das “bocas de lobo” já foi concluída em 20 dos 33 bairros onde o programa atua. Além disso, as 67 armadilhas instaladas para controle dos focos são inspecionadas diariamente, bem como o bloqueio de tratamento a cada caso que é notificado. “Se cada um fizer a sua parte, juntos podemos eliminar os criadouros, pois basta que cada um utiliza 10 minutos na semana para acabarmos de vez com as larvas, pois em apenas uma semana ele se transforma em mosquito (ovos, larva, pupa, mosquito adulto) e, por isso, é tão importante que semanalmente seja feita uma vistoria nas casas, quintais e ambientes de trabalho”.