ESCOLAS MUNICIPAIS PASSAM POR MELHORIAS EM XANXERÊ

Ao todo nove escolas da cidade vão receber melhorias, depois será a vez de todos os órgãos municipais como praças públicas e postos de saúde receberem reformas

Até o começo do mês de março todas as escolas municipais da cidade devem passar por melhorias como limpeza e paisagismo. Depois será a vez das praças públicas receberem este benefício. Uma forma de ocupar o espaço da cidade de uma forma harmoniosa, útil e interessante.

“Encontramos as escolas e postos de saúde em estado de completo abandono com mato alto e até mesmo com criadouros de insetos” ressaltou Rita Scaini responsável pelo Departamento de Parques e Jardins.

O primeiro passo é a limpeza geral, com podas de árvores, retirada de entulhos da parte interna e externa dos locais, depois é feito o paisagismo. O objetivo é explorar os espaços na construção de belos jardins, por exemplo.Cada escola deve receber cerca de cinqüenta mudas, em algumas já estão sendo plantadas a espécie Tagete Gigante; e com a proximidade do inverno serão escolhidas espécies que se adaptem mais a este clima  ameno da estação.

Ultimamente, segundo Rita as áreas para jardins estavam sendo usadas como depósito de lixo. “A idéia é transformar estes locais em verdadeiros jardins tendo a participação de toda comunidade escolar, sendo assim, responsabilizaremos não somente os alunos e sim, também, a comunidade, tanto na preservação como na manutenção e colaboração para que os jardins possam fazer diferença na vida de todos”, explicou Rita.

“Podemos constatar que com essas melhorias, as escolas vão ganhar novos ares tornando-se um local mais iluminado, colorido e agradável”, acrescentou Rita

Além disso, a responsável acrescenta que este trabalho será feito em todos os órgãos municipais como postos de saúde, creches, rotatórias, canteiros e trevos municipais.  Em média trinta mil mudas serão usadas até o final de março quando o projeto deverá ser concluído.

Texto – Ana Elise Zogheib