Laboratório Municipal pronto para funcionamento

Na manhã desta quarta-feira (02) foi realizada a entrega do novo Laboratório Municipal da Secretaria de Saúde de Xanxerê. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Bortoluzzi, da secretária Municipal de Saúde, Iara Callfass, além de médicos, de servidores e colaboradores da área da saúde.

O espaço, que passa a atender imediatamente, fica anexo à Unidade Básica de Saúde Hélio dos Anjos Ortis. Na construção do Laboratório foram investidos R$ 234 mil, mais R$ 8 mil de mobiliário e R$ 20 mil em novos e modernos equipamentos.

O Laboratório Municipal contará com uma equipe de cinco profissionais especializados, sob a Coordenação da Bioquímica Francielle Brunoni.

Para a secretária de Saúde, os novos equipamento oportunizam aos bioquímicos e técnicos, uma segurança maior, com resultados fidedignos contribuindo assim maior um diagnóstico correto para o paciente levar ao seu médico. Também serão realizados todo o controle das doenças infecto contagiosas que necessitam de um acompanhamento maior por parte da Vigilância Epidemiológica, para tratar devidamente as DSTs AIDS, tuberculoses, hanseníases, entre outras.

“Este local contribuirá para a otimização e a resolutibilidade dos exames, auxiliando no diagnostico das patologias dos nossos pacientes. Esse é mais um passo em direção às determinações do prefeito Bruno, buscando priorizar as ações que melhorem o atendimento em saúde da população, minimizando os problemas que não são exclusividades de Xanxerê, mas de toda a saúde no Brasil”, afirma a secretária.

O prefeito Bruno Bortoluzzi enfatizou que todas as ações que tiverem como objetivo promover e melhorar a saúde da população serão apoiadas pela Administração. “O maior desafio que temos hoje é promover a saúde do povo, e isso terá todo o meu apoio. O mais importante aqui é percebermos que o maior patrimônio que temos não são os prédios e a estrutura física. São os relacionamentos que criamos e mantemos. Nossos pacientes precisam chegar aqui e se sentir bem num lugar novo, limpo, moderno, mas também precisam de um atendimento diferenciado. Isso é coisa que não tem preço”, destacou o prefeito.

Quanto ao investimento, Bortiluzzi informou que foi realizado com recursos próprios do município. “Isso é o retorno dos impostos que a população paga e da economia que os funcionários fazem, trabalhando com respeito e responsabilidade”, concluiu Bruno Bortoluzzi.