Prefeitura de Xanxerê auxilia os estudantes de Curso Técnico em Agropecuária

Alunos de Xanxerê vêm recebendo uma ajuda valiosa da Prefeitura de Xanxerê para custear seus estudos. Os estudantes recebem, anualmente, o auxílio da bolsa de estudo para custear as despesas com os estudos no curso Técnico de Nível Médio em Agropecuário do Colégio La Salle.

Através do Projeto de Lei 32/85, o município passaria a custear 50% dos valores das mensalidades dos estudantes carentes que freqüentam o Curso Técnico de Agropecuária do Colégio La Salle, de Xanxerê.

Para o Diretor do Colégio La Salle, Jacir Chini, este é um investimento que a Prefeitura de Xanxerê faz em benefício dos futuros profissionais, que estarão à disposição das empresas, granjas ou de suas famílias colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante os três anos e meio do curso nas múltiplas atividades do setor primário.

“A maioria dessas famílias não possui condições de pagar o valor integral, por serem filhos de pequenos agricultores rurais sem tecnologia e sem razoáveis rendimentos para sobreviver. Assim, a prefeitura está proporcionando a esses estudantes a aquisição de uma boa formação acadêmica, técnica e também formação em valores humanos e cristãos”, destacou o diretor.

O prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, ressaltou que quando foi vereador era muito procurado pelos pais dos alunos que estudavam no Colégio La Salle. Os mesmos alegavam que a Lei 32/85 não estava sendo cumprida. “Eles reclamavam que a prefeitura só repassava 30%, sendo que não havia regularidade no pagamento, fazendo com que os pais dos alunos passassem por situações constrangedoras junto ao colégio”, destacou Bortoluzzi.

Hoje a realidade mudou no município. Xanxerê vem cumprindo rigorosamente com a Lei 32/85 e repassando os 50% da bolsa de estudos aos alunos carentes que cursam o curso Técnico de Nível Médio em Agropecuário Colégio La Salle. “Até o momento não atrasamos um dia sequer”.

AUXÍLIO

Desde 2009 a prefeitura auxilia as famílias custeando 50% do valor correspondente as dez parcelas dos encargos educacionais, de março a dezembro. Em 2007 e 2008 o repasse era de 30%. Em 2011 estão sendo beneficiados 46 alunos, em 2010 foram 42 e em 2009 a prefeitura repassou bolsa de estudo a 31 alunos.

Para Ari Mattei, sem o auxílio de 50% no valor da mensalidade, ele não teria condições de manter o filho Michel Mattei no Colégio La Salle. “Para nós esta ajuda é muito importante, pois Xanxerê é um município essencialmente agrícola e com esse curso meu filho pode retornar à propriedade e colocar em prática os conhecimentos adquiridos”, destacou Mattei.