Nossa Senhora de Lourdes passa a contar com mais uma equipe ESF na Unidade Básica de Saúde

Foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, dia 11, a 13ª equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) na Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora de Lourdes. A equipe é composta por uma médica, uma enfermeira supervisora, duas técnicas de enfermagem e três agentes comunitárias de saúde.

Atualmente a Unidade Básica de Saúde do Nossa Senhora de Lourdes está com um número de mais de 5000 pacientes cadastrados, além de uma alta demanda por todos os atendimentos de enfermagem, médico, odontológico, vacinação, entre outros.

A secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, destaca que depois de 10 anos de espera, a Secretaria de Saúde está dando início à 13ª equipe de ESF. “Estamos muito felizes, pois almejávamos muito isso desde o início da nossa gestão. Queremos agradecer a todos que fizeram com que isso fosse possível”.

Francis Mara acrescenta que o objetivo da secretaria é ampliar e qualificar o cuidado com a saúde da comunidade atendida pela UBS. “Esta é mais uma meta que já havia sido estabelecida no Plano Municipal de Saúde da atual gestão, apresentado ainda no primeiro ano do governo e que agora será alcançada com muita celebração por toda a equipe e população”.

O prefeito Oscar Martarello disse que essa é uma ação muito importante e muito esperada, pois vai diminuir as filas e melhorar ainda mais o atendimento à população. “Cada secretaria fez um pouco de esforço para abrir mão de uma parte dos recursos para que pudéssemos investir mais ainda na saúde, pois a lei preconiza que o município deve investir pelo menos 15% do orçamento na saúde, mas nós investimos cerca de 24%, por isso a importância do trabalho em equipe”.