Empossados os Conselheiros Tutelares eleitos para a gestão 2024-2028 em Xanxerê

Foram empossados na manhã desta quarta-feira (10) os conselheiros tutelares eleitos em outubro de 2023 para a gestão 2024-2028. A posse foi realizada pela Administração Municipal de Xanxerê por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Especial Eleitoral.

Foram empossados como Conselheiros Tutelares Titulares Cleci Salete de Souza, Josiane Keli Lopes Rosa, Juliane Roque, Karine Battisti Collelo e Sidinéia Boniatti Marafon.

Os outros seis candidatos, que são suplentes e em caso de desistência de algum dos demais, assumirão a vaga, não se fizeram presentes e justificaram a ausência em razão do trabalho que exercem. São eles: Andréia Lucia Viccari, Cidiane Tomas, Enir de Jesus, Ivanir Antonia Parizotto, João Reinaldo Bassotto e Marline Sene.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Xanxerê, Viviane Segalin, destacou que os conselheiros assumem hoje um compromisso prioritário na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Segunda ela, o artigo 131, do Estatuto da Criança e do Adolescente, reforça que o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. “Dessa forma, contamos com o comprometimento dos conselheiros que ora assumem para que a primazia e a prioridade absoluta possam se concretizar mediante a efetivação de políticas públicas”.

Durante sua fala, o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, ressaltou que ainda existe muita criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social, com seus direitos usurpados, “o que nos entristece muito, pois sabemos que crianças estão sendo privadas dos seus direitos o tempo todo. E o que nos entristece ainda mais é quando a sociedade faz juízo de valor e aponta o dedo para quem julgam ser culpados, mas sabemos que não é bem assim que as coisas acontecem”.

Martarello disse ainda que é responsabilidade de todos quebrar esse ciclo para que se tenha uma sociedade justa, com motivos para orgulhar a todos. “Quero aqui fazer um pedido aos novos conselheiros: que tenham muita resiliência, pois irão encontrar famílias muito desestruturadas, bem como muitas adversidades. Mas é preciso que vocês tenham a grandeza de fazer o melhor pelas pessoas, pelas famílias, pelas nossas crianças e adolescentes”.

Ao final da diplomação, o Procurador Geral do município, Fernando Dal Zot, que em conjunto com a Coordenadora-geral do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente-CEDCA/SC, Giovana Zandoná, fizeram uma explanação sobre o Trabalho do Conselho Tutelar enquanto órgão que zela pelos Direitos de Crianças e Adolescentes no município.

Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Altair Rossatto, a promotora responsável pela 1ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Priscila Rosário Franco, a secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Contini, o Procurador-Geral do município, Fernando Dal Zot, Coordenadora-geral do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA/SC, Giovana Maria Weber Zandoná, a coordenadora da Comissão Eleitoral Conselheira Municipal, Luciane Bandeira, a secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o secretário de Administração e Finanças e Desenvolvimento Econômico, Carlos Peretti, o vereador Vilmar Zarembski, o assessor parlamentar Claudemir Fernandes, imprensa, servidores públicos e familiares dos conselheiros empossados.