Mais 30 cães do bairro São Romero serão levados para castração

Nesta quarta-feira (05) a Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Tutelar dos Animais, realizou mais uma etapa da ação de castração em animais. A ação foi realizada no bairro São Romero, onde 30 fêmeas da espécie canina serão levadas para castração.

Conforme destacou o secretário de Meio Ambiente, Rivael Sander Freschi, a castração é feita neste primeiro momento apenas em fêmeas para tentar frear o aumento populacional de animais pela cidade. “No próximo ano vamos ampliar o programa, mas o primeiro passo é esse, com as fêmeas. Nossa ideia é ampliar para gatos também e cães machos futuramente”.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza o cadastramento de famílias que possuem cadastro no CadÚnico, para a castração de fêmeas da espécie canina. As famílias que têm interesse em aderir ao programa devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, levando documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado e cadastro do CadÚnico para cadastramento e posterior castração dos animais.

As dúvidas e informações podem ser esclarecidas através dos telefones 3441-8529 e pelo WhatsApp (49) 99170-3107. As denúncias de maus-tratos e reclamações agora devem ser feitas apenas pelo WhatsApp (49) 99170-3107. Somente em caso de não resolução do problema é que a denúncia deve ser feita nos canais da Ouvidoria do município.

Até o momento já foram realizadas mais de 130 castrações entre os animais de rua e de tutores de baixa renda. A ação já foi realizada no Loteamento João de Barro, bem como nos bairros João Winckler, Vila União, Leandro, Santa Cruz e Santos Dias. Do total de animais castrados e recolhidos, mais de 60 já foram adotados.