Prefeitura de Xanxerê II Seminário Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa

Com o objetivo de promover uma reflexão aprofundada sobre o tema do envelhecimento, construindo conhecimento e sensibilizando a rede de atendimento para conjuntamente assegurar os direitos do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, a Administração Municipal de Xanxerê, por meio do Programa 60 Mais, realizou nesta quinta-feira (06) o II Seminário Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.

O envelhecimento populacional é um fenômeno que tem ocorrido em escala global, assim, segundo a Organização Mundial da saúde, até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas.

Por isso a importância de discutir sobre a temática para alinhamento de conceitos, incentivo às políticas públicas que possam levar ao idoso uma melhor qualidade de vida, à construção de uma política de cuidados e fortalecimento da rede de proteção, defesa e garantia de direitos.

O prefeito Oscar Martarello, que fez a abertura oficial do evento, destacou a importância de discutir as ações necessárias para implementar no município, “para que tenhamos de fato responsabilidade com as pessoas que nos colocaram neste mundo. Que todos os envolvidos possam juntos pensar no melhor somente assim iremos amenizar o sofrimento e proporcionar uma vida melhor à essas pessoas que tanto merecem”.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Valdemar Garguetti, disse que tudo evolui à medida que as pessoas passam a ter consciência da necessidade de implantar políticas públicas ou sociais adequadas ao atendimento às camadas mais necessitadas.

O promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Michel Eduardo Stechinski, destacou que Xanxerê certamente será destaque em Santa Catarina e até mesmo no país na proteção da pessoa idosa vítima de violência assim que os trabalhos em andamento foram finalizados, bem como as políticas públicas. “Xanxerê já é destaque na proteção dos idosos, começando com a implementação do Programa Xanxerê 60 Mais, programa lançado em 2020 para oferecer respostas aos apontamentos do Diagnóstico da Pessoa Idosa do município”.

PALESTRAS

A programação contou com palestras com temas de relevância para a garantia de direitos de pessoas idosas e com deficiência. Os promotores de Justiça Lia Nara Dalmutt e Michel Eduardo Stechinski fizeram a apresentação do Protocolo e Fluxo Municipal de Atendimento ao idoso vítima de violência. Os médicos Vanessa Isoton e Alex de Brito falaram sobre os efeitos da pandemia na vida dos idosos. A supervisora da Secretaria de Saúde, Thaise Trizotto, explanou sobre a atividade intergeracional com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a pedagoga Lisiane Bonatell tratou do envelhecer com Deficiência intelectual: desafios e perspectivas.