Empossados membros para compor o COMDE para biênio 2022-2024

Foram empossados nesta quarta-feira (21) os membros para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) para o biênio 2022-2024. A cerimônia de posse foi realizada na sede da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê (FCDX).

A solenidade contou com a presença do prefeito Oscar Martarello, que empossou os novos conselheiros. Na ocasião também foi escolhida a mesa diretora, que irá comandar os trabalhos da entidade durante o biênio. Foram eleitos como presidente Ivan Durand Junior, representante das Pessoas com Intelectual e Múltipla, vice-presidente Ricardo Becker Cavalheiro, representante das Pessoas com Deficiência Visual, 1ª secretária Laureana Golembieski, representante da Secretaria Municipal de Saúde, Jucela Regina Pinotti, representante da Esfera Estadual.

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, assinou o termo de posse dos novos conselheiros e reforçou a importância de governar olhando para as pessoas. “Nós, gestores públicos, temos uma responsabilidade muito grande em cuidar dos recursos, fazer obras, dar condições para as pessoas, fazer uma feira como a FEMI, mas nada disso adianta se você não olhar para as pessoas, entender as suas dificuldades e as suas necessidades. Não é fácil, as pessoas muitas vezes não entendem, e deveriam, como disse o Ivan, buscar o buscar o conhecimento, ver como muitas leis dificultam ou impedem que algumas ações sejam realizadas. Mas nós temos o compromisso de olhar para as pessoas em primeiro lugar, pensar em acessibilidade e inclusão, porque nenhum de nós está livre de um dia estar em condição de dificuldade de locomoção ou mobilidade”.

Paulo Ferronato, que esteve à frente do COMDE no biênio que encerrou, destacou que ainda existe muito a ser feito, principalmente na questão da inclusão. “Não sei se vocês acompanharam o noticiário de ontem, sobre uma escola que se valeu de uma lei já revogada, para recusar a matrícula de uma criança com Síndrome de Down. Essas coisas ainda acontecem no Brasil e não podem mais ser aceitas. Hoje é uma data especial, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, mas não temos que comemorar a deficiência ou pessoa com deficiência, temos que celebrar as conquistas e lembrar da luta das pessoas com deficiência na garantia dos seus direitos, e a inclusão é um direito que precisa ser mantido e respeitado”.

O presidente da mesa diretora eleito, Ivan Durand Junior, que é pai de uma menina com deficiência, falou da importância de assegurar os direitos conquistados. “Precisamos garantir os direitos que foram conquistados, principalmente em Xanxerê, onde tivemos uma FEMI acessível, se não com todos, mas com grande parte dos recursos necessários para atender as pessoas com deficiência, uma Comissão de Acessibilidade e uma Subcomissão de Tecnologia Assistiva. Mas isso não pode parar por aí, precisamos transformar essas conquistas em Lei e essa será uma parte da nossa missão frente ao COMDE. Mas temos que lembrar que a sociedade tem grande responsabilidade nas conquistas e manutenção dos seus direitos e precisa assumir seu papel de protagonista neste desafio, participando, seja através da presença nas sessões da Câmara, seja na participação ativa através dos Conselhos Municipais”.

“Quero aqui agradecer ao incansável trabalho da Mesa Diretora, enaltecendo a atuação do presidente Paulo Roberto Ferronato à frente do COMDE, dos(as) Conselheiros (as) do Biênio 2022-2022 por estarem presentes. Vocês foram as vozes das Pessoas com Deficiência”, agradeceu a diretora de Transparência e Controle Social, Giovana Zandoná.

CONSELHEIROS EMPOSSADOS

O Termo de Posse foi assinado pelo prefeito e pela Diretora de Transparência e Controle Social, Giovana Maria Weber Zandoná. Os conselheiros empossados foram:

Representantes da esfera governamental:

Secretaria Municipal de Assistência Social

ROGERIO DE OLIVEIRA- TITULAR

SERGIO DE SOUZA NUNES – SUPLENTE

Representantes da sociedade civil

Pessoas com Deficiência Visual (APADAVIX)

RICARDO BECKER CAVALHEIRO – TITULAR

JEAN LEMOS – SUPLENTE

JOSÉ LUAN DA SILVA – TITULAR

LUIZ CAVALHEIRO – SUPLENTE